Arquidiocese de Olinda e Recife cria vicariatos episcocais

Quatro regiões episcopais, essa é a nova configuração da Arquidiocese de Olinda e Recife. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 8, na reunião mensal do clero. O arcebispo, dom Antônio Fernando Saburido criou os vicariatos Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão. Cada área será coordenada por um padre. A iniciativa atende a recomendações do Código do Direito Canônico.

O objetivo dos vicariatos é descentralizar o atendimento da Cúria Arquidiocesana, em tudo que se refere aos bens espirituais e materiais dos fieis. Além disso, articular as pastorais e promover uma maior integração entre as paróquias e seus respectivos párocos. A ideia é um dos desejos de dom Fernando desde que assumiu a Igreja Particular de Olinda e Recife, em agosto de 2009.

“Com a criação dos vicariatos, os serviços burocráticos e administrativos serão realizados de forma mais rápida. Os padres e leigos terão um contato maior com os seus respectivos vigários episcopais facilitando também a missão evangelizadora do povo de Deus”, afirmou dom Fernando Saburido. E acrescentou: “Este é mais um serviço para o clero e para os fieis que fazem parte da Arquidiocese de Olinda e Recife”.

Vigários

Os administradores destes vicariatos são chamados vigários episcopais e foram nomeados por dom Fernando Saburido, ontem. Confira na tabela:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Crisma no Código de Direito Canônico

Começou a inscrição para a CRISMA 2023 - 2024. Venha dar o seu "SIM" !

Músicas da Celebração